A cultura violenta do brasileiro....

quinta-feira, 4 de setembro de 2008



Quando houve uma discussão aqui, posts atrás, sobre a violência no Brasil, eu estava tão interessada na conexão, que deixei que um certo senhor dissesse que a violência está na cultura do brasileiro, etc..etc...

Eu achei as idéias dele tão estreitas, e achei que isso era tão óbvio a todos que lessem, que pensei ser melhor deixar que pra lá, que outros rebatessem, afinal eu a era dona do blog. Ou falar sobre isso com o tempo, não sei dizer,o negocio é que naquele determinado momento eu sinceramente não estava interessada ...

Era importante, na época, não parecer que queria arrastar portugueses para esse blog, com um intuito de me mostrar melhor ou coisa assim. De evangelizar, ou simplesmente entrar nessa idiotice de qual país é melhor. Quando eu disse que caberia quatro Portugais no Brasil acho que foi até exagerado, apesar de haver bastante pobreza também em Portugal, o que multiplicaria essa pobreza por quatro. Mas imagino que mesmo pegando as classes A e B brasileiras, ainda a distribuição de renda seria pior que esses 4 Portugais, bem, na verdade não sei realmente, e também pouco importa para o que gostaria para esse blog, só estou comentando pra ser justa.
Acho, sinceramente essa discussão bem boba, não sinto, realmente necessidade dela. Mesmo falando sobre a grandiosidade do Brasil o intuito era só dar a dimensão das coisas, não acho que um país menor tenha menos valor, imagine!
Portugal, mesmo pequeno, sempre estará de certa maneira nos países que colonizou. Eu só rebati essa idéia de que isso aqui é uma bagunça, ninguém trabalha, o brasileiro vive de passar a perna nos outros, etc..etc...
Imagine como o país funcionaria se fosse assim...
No capitalismo, "trabalhador" e "valoroso" é o cliente . A Vivo que é em parte portuguesa, faz propaganda dos seus 40 milhões de clientes, na nossa T.V.
Apesar de concordar com Saramago que hoje não há indivíduos, mas clientes, é uma outra discussão, interessantíssima, mas para outro dia.
Depois mesmo eu disse que em termos de criminalidade, distribuição de renda...e outras coisas, Portugal é melhor, e pronto.
Imagino que se ao falar com um português ou qualquer outro estrangeiro eu tenha que carregar comigo todos os problemas do meu país, isso é no mínimo muito ignorante da parte dele.
Você, português, imagine começar a conversar com um brasileiro e ter sempre que lidar com uma conversa assim, que em Portugal há muito pedófilo, ou citar alguma outra mazela portuguesa. Você, se for a pessoa legal que imagino ser vai fazer cara de paisagem que é mais ou menos uma cara assim "????????" ou "ãhn?".
Tou errada? Isso é no mínimo ignorância, convenhamos.
Mas apesar de alguns brasileiros reclamarem disso nos portugueses, comigo, isso nunca houve, a relação é muito proveitosa e interessante, aprendi bastante com portugueses até sobre mim mesma, minha maneira de pensar, minha cultura.
Uma vez conversei com um africano que realmente mostrou muito ódio a portugueses, mas foi um só, não dá pra tirar conclusão nenhuma disso.
Africanos, até onde eu sei, adoram brasileiros, mas vieram jogar conosco outro dia e ...dizem...não vi...bateram bastante, então talvez os portugueses estejam supervalorizando isso, mas realmente não sei.

Bem, voltando à cultura violenta e inferior do brasileiro, segundo o Braga, simplesmente achei que se enrolou sozinho. Nem me doeu chamar de burro. Na verdade senti algo como cansaço. Então achei que foi a melhor opção. Dias depois, nesse fórum do Hi5 que frequento, uma portuguesa resolveu levantar a questão do que seria definido como cultura, e aí aconteceu de eu ser a primeira a responder tranquilamente o que, dois dias atrás não havia respondido aqui, porque achei melhor assim.O contexto era outro, e eu tenho certeza que ela tinha sentido a necessidade por ter lido a discussão aqui.
Achei que acabou sendo tão melhor assim...
Eu, aos vinte anos, tinha toda a paciência do mundo para discutir com racistas algumas coisas, ou com conservadores, que violência aliada a nacionalidades ou cultura é uma idiotice (nunca que usaria o termo "idiotice" naquela época, mas ando meio sem paciência e há anos luz daquela disposição)mas hoje em dia me sinto totalmente desestimulada...

O máximo que faço é lançar uma ou duas frases aborrecidas...e já cansei...

...e por outro lado a violência no Brasil é algo que incomoda tanto, que as vezes é bom deixar brasileiros lerem essas idiotices e se sentirem ofendidos...

O negócio é que ao mesmo tempo brasileiros esclarecidos me cobram...
E eles me cobram com um ar tão cansado também, entediados e tristes, e percebo que alguns portugueses fomentam o descaso de brasileiros que nunca iriam ofendê-los , que são educados, pessoas interessantíssimas, mas que simplesmente não se interessam minimamente por portugueses justamente por episódios assim.

Por que não vêm aqui dizer algo?
Nem pra mim dão argumentos, apesar de eu ter certeza que os têm, até muito mais que eu.É algo triste, porque simplesmente ignoram portugueses e acham que essa minha ligação com portugueses é algo meio estranho.

Então queria dizer, a quem passar por esse blog, que dizer que está na cultura do brasileiro ser violento, argumento do Braga, é equivalente a dizer que a máfia era inerente à cultura italiana, por exemplo.
Todo mundo sabe o estrago que foi a máfia italiana para os Estados Unidos da América com os imigrantes que chegaram em massa no século passado.
O curioso é que não se pode dizer da imigração italiana no Brasil nesses termos. Mas quanto vocês querem apostar que havia, na época, nos Estados Unidos, quem dissesse que era algo que não havia jeito, que fazia parte de ser italiano ser explorador de comerciantes honestos, e matar sem pensar duas vezes?
Hoje em dia parece grande absurdo, uma teoria assim.
Esse é o problema de quem diagnostica olhando para a realidade só em determinado momento, sem olhar para a história como totalidade.
Mas por sermos um povo misturado, com sangue negro, essas "verdades" são arrotadas mais facilmente.
Agora, em termos de números.
Para se dizer com alguma propriedade que a violência é parte inerente da cultura brasileira, precisamos imaginar que a porcentagem de criminosos no Brasil seja de quanto?
Imagino, que, sem medo de errar demasiado, 20%, 25% é a porcentagem de quem vive exclusivamente do crime, nos lugares brasileiros mais violentos, as favelas.
Poderíamos ir para outro extremo, Brasilia, a cidade com renda mais bem distribuída no Brasil e pensar na porcentagem de crime, mas o Braga falou aqui de violência, de facada e arma de fogo, então voltemos às favelas e aos semáforos brasileiros.
Se 80%, 75% de quem vive nas favelas não vive do crime, podendo, é claro ter uma relação "familiar" com ele, ou até de certa maneira, conivente, mas desce todo o dia o morro para serem empregadas domésticas, motoristas, balconistas e etc, ou venderem mercadoria no asfalto, será que o brasileiro quer ser mesmo criminoso ou é simplesmente dragado pela poderosa realidade e têm por defeito acreditar pouco em si?
Brasileiros acreditam muito pouco em si, e quando são insultados, vem com certos argumentos, que têm sim, sua verdade, mas não mudam nada concretamente.
Essa música dos Paralamas que diz "a arte é viver da fé, só não se sabe fé em que", fala sobre essa crença que não é em si mesmo, mas em algo exterior, impalpável, que umdia resolverá tudo.
Ouviram falar da pesquisa que diz que o brasileiro é o mais otimista do mundo?
Aqui vou arriscar dizer que é algo da cultura brasileira que tem muito a ver com a portuguesa, sendo simplesmente o outro lado do espelho.

Mas falando aos brasileiros, quero que brasileiros acreditem mais em si e se importem menos com pensamentos como os do Braga e outros, que têm o problema de olhar demasiado de perto, ao ponto de serem míopes.
Agora, falando de elites malcheirosas, aí é algo que os portugueses deveriam tratar com muito mais intimidade e cuidado, porque a elite portuguesa não é das melhores.
Aliás a relação do primeiro mundo com as elites de países pobres é muito parecida com a relação do trabalhador que mora na favela com o traficante.
Pensando bem, eu escrevi uma besteira. A relação da elite mundial com as elites de países pobres é muito mais vergonhosa, hipócrita, e de comum acordo e interesse do que a relação do morador da favela com o traficante.
É por isso, que depois de pensar sobre tudo o que se conclui?
Que sempre temos escolhas, mas o ambiente determina muita coisa.
Determinou a poder da máfia italiana nos E.U.A , o nazismo, e determina o crime nas nossas favelas e, por consequência, nas nossas cidades.
Mas o ambiente, ou a realidade, só pode ser vencida ou modificada por quem, não deixando nunca de levá-la em conta, age com o poder que só tem quem olha além dela,não acham?

5 comentários:

República dos Bananas disse...

Amiga Vênus Aquario:
Vou escrever brasilero pra qui todomundo me entenda...

VOCÊ SE PREOCUPA DEMAIS COM ISSOOOOOOOOO.....
Gentche se sentido superior, existe em todo o lado. Na minha manera de verrr o mundo, essas demonstrações de superioridade, são apenas sintomas de fraqueza.
....................
agora vou fala portugueis porque estou farrto de escever brasilero..
.......................
É um facto que os portugueses se habituaram aos 1ºs brasileiros emigrantes que vieram e que eram senhores de uma cultura superior. A primeira leva de emigrantes brasileiros, pode-se dizer que eram emigrantes com uma educação muito superior à media portuguesa. Actualmente não é bem assim, tem vindo muita gente para trabalhar duro, mas também tem vindo muito bandido, prostitutas e outras que não o sendo, são apanhadas nas malhas desse negócio. Agora é só esta última faceta que os portugueses vêem, já esqueceram (a maioria, eu não) que a vinda de dentistas brasileiros para cá, profissionais altamente qualificados, democratizou o acesso ao tratamento dentário em Portugal; a verdade é que antes dessa vinda, só conseguia aceder a esse tratamento o português que tinha uma carteira bem recheada.....e da parte dos dentistas portugueses, o que fizeram foi uma difamação (sem fundamento) dos dentistas brasileiros....uma espécie de uma movimentação corporativa que visava apenas o bem de alguns; eles.
Bom, com tanta conversa já começo a dispersar-me...
O que interessa é que gente burra há em todo o lado e pior que gente burra, é gente que não quer ver, e isso também existe em todo o lado.
Por cá há muita gente que tem um sentimento de pequenês, pois estão divididos entre a grandiosidade de séculos passados, as guerras com Espanha que, não nos vencendo militarmente, conseguem hoje em dia vencer-nos economicamente, e a falta de identidade que a União Europeia trouxe a Portugal, assim, por vezes, surge em certa gente um sentimento paternalista e superior em relação às ex-colónias....mas há muitos que não o têm, eu sou um deles. Apesar de pensar que a CPLP poderia ser vantajosa para todos nós, vejo que cada país seguiu o seu caminho e a CPLP é uma organizaçãozita que nem funciona, nem deixa de funcionar....
Bom, não sei se disse alguma coisa com sentido, mas o que interessa é que fazer conexões dessas (brasileiro-favela-violência-bandido)(portugês-colonizador-ladrão-homem de chapeu na cabeça) é primario, falho de objectivo e estúpido.
Um beijoooooooooooooooooooooooooooooooooo

Unknown disse...

um graaaaande beijo pra vc...me abandonou...né...tudo bem...tudo bem...

República dos Bananas disse...

Naum, naum...não te abandonei :-) na verdade não tem dado para escrever nada com sentido, ou antes, tive e tenho alguma coisa escrita, mas como é contra o governo português (mais uma vez) não me tem apetecido dizer mal (para que os brasileiros não vejam:-)

Anônimo disse...

Na opinião: Esse sentimento de que a violência esta na cultura do brasileiro está muito ligada com a recente caso de assaltoa um banco, com sequestro dos funcionários e morte do assaltante que ocorreu. Acontece que esses assaltantes tinham nacionalidade brasileira e logo as almas menos favorecidas ligaram esses brasileiros a todos os outros milhões de brasileiros.
Depois assaltaram uma carrinha de segurança onde levaram uns milhões de euros...dizem que eram militares de leste, logo as mesmas almas pensantes associaram que os de leste mais os brasileiros são todos iguais, depois houve carjarking por uns senhores de raça negra mas que vivem em bairros problemáticos, logo esses, os brasileiros e os de leste são todos iguais.. pera ai!!!! mas esses de raça negra são portugueses! Sim.. mas são de raça negra, depois houve uns ciganos, depois uns portugueses branquinhos mesmo. Logo esta todo o mundo na lista. Não... "Vênus Aquario" você têm razao, a violência não esta ligada a um povo ou raça ou religião... existe o mal em todo o lado... só e mais nada.

Unknown disse...

Jorge.....estou feliz por ter passado aqui...um grande beijoooo!!!