Malfadada democracia...

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A Sexta-Feira passada foi dia de eleições em Angola, pela 2ª vez na história daquele País houve eleições e mais uma vez o MPLA, partido do Governo lidera o escrutínio dos votos com uma margem muito confortável. Por aqui, a provável vitória do MPLA não agradou a todos e esse é o porquê desta curta prosa.
Na verdade, João Soares, ex-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, filho do ex-Presidente da República Mário Soares e figura destacada do partido do governo, acusou o governo e o Presidente de Angola de encenar uma fraude enorme nestas eleições. Sendo João Soares, amigo de longa data do falecido Jonas Malheiro Savimpi e de outras destacadas figuras do partido do Galo Negro angolano, tal não é de admirar. No entanto estranho que este membro do partido do governo português acuse as autoridades angolanas de fraude e a missão de observadores da União Europeia, apesar de relatar algumas irregularidades nas eleições em Luanda, diga que essas irregularidades não são de grande importância, considerando ainda as eleições livres. È caso para tentar perceber estes democratas e perguntar se a democracia só é boa quando ganham os nossos candidatos…parecem o Bush a falar do seu "amigo" venezuelano Hugo Chavez…
Pois é, a democracia por vezes tem destas coisas, ganha quem a gente não gostava que ganhasse :-)

3 comentários:

República dos Bananas disse...

Aiiiiiiii.....
Faltou-me dizer que quem pretender ouvir o João Soares a falar mal das eleições angolanas, pode carregar no título (fazer click?:-) no título "Malfadada Democracia".
Obrigado

Unknown disse...

Muitas das vezes, ganha o corrupto, o mal intencionado....
O problema é que primeiro, as escolhas são deles antes de serem nossas. E, segundo, na maioria das vezes, a coisa é tão complicada que não sabemos mais o caminho, as opções. Saramago, aí em baixo, têm razão....Essas democracias atuais só precisam de nós na hora do voto. Pra estar inteirado de algo, é preciso acompanhar de perto, e nem assim, muitas das vezes, temos inteireza do que acontece. A Argentina, um bom exemplo aqui, é uma país com uma media de educação superior à do Brasil. Mas na hora de elegerem...e não é que não tenham algum interesse político......
Hoje ninguém sabe exatamente qual o indice de inflação real na Argentina, e a presidente perde para o Lula, em popularidade. Na primeira moratória, diziam-se muito mais espertos, que nós brasileiros eramos bobos por não termos decretado a nossa. Poucos anos depois, parecia que tinham uma certa razão. Mais alguns anos depois, esse estado de coisas.
Eu mesma, eleitora assídua do Lula por um tempo, já tinha muitas dúvidas qdo ele teve chances reais...Grande engano, o meu. O Brasil amadureceu enormemente dando essa chance ao Lula e tirando-o de ser aquele dos discursos fáceis na oposição. Com toda a corrupção, o Brasil melhorou enormemente.
A democracia não é nada fácil, e pureza é algo que passa longe dela.

Unknown disse...

de resto são aqueles interesses aos quais...nem temos acesso, não é?