"Desprezo por nós mesmos"

quinta-feira, 11 de setembro de 2008



O fato de João Ubaldo Ribeiro ter recebido o Prêmio Camões já valeria a postagem aqui, mas o que achei realmente interessante foi o que ele disse sobre brasileiros letrados e o desprezo pelas suas origens. Alguns brasileiros não identificariam assim, tão evidentemente os laços com Portugal por terem uma criação mais influenciada por outras culturas européias, asiática, africanas, etc... mas falamos português, o que já determina muita coisa. E há muito de português em ser brasileiro, e esse "ser brasileiro" é algo que percebemos mais ainda que somos, quando viajamos ao exterior. Pois é, essa nossa cultura brasileira, tem muito de portuguesa mas de uma maneira tão intrincada, misturada, enviezada, que nos damos ao luxo de rejeitar. Grande erro. Olhar francamente para nós mesmos é muito mais saudável culturalmente. Até esse desprezo e euforia por nós mesmos é muito português e muito brasileiro.
Adoramos grandes dramas humanos. Adoramos sonhar. E nos emocionamos facilmente, cada povo à sua maneira, claro. Também podemos ser terrívelmente artificiais e frios quando mostramos nosso pior lado.
Portugueses conseguem achar, e pior ainda, sair dizendo por aí que não estão mais aqui desde que declaramos a Independência, não é incrível?
Para perceber o quanto a cultura portuguesa determinou o Brasil, é só olhar para a língua que falamos de Norte a Sul, Leste a Oeste. Uma língua bastante influenciada, dependendo da Região, mas a língua portuguesa.
Aliás portugueses adoram me dizer o quanto há de diversidade linguística em Portugal o que acho interessantíssimo.
Bem, sobre língua (falada, a verdadeira), grafia da língua (escrita, uma convenção que criamos para reproduzir a língua falada, e todos sabemos as vantagens da comunicação escrita), e a ortografia (as regras que criamos para a língua escrita) quero falar melhor, em outra postagem.
Até essa preocupação exagerada com a reforma ortográfica com argumentos de que o Brasil estará "engolindo" Portugal, é algo muito brasileiro e muito português.
Conseguem ver brasileiros dizendo o mesmo, numa mesma situação? Eu sim.
Vejo tantas similaridades que acho até engraçado...
Mas é claro que não estou dizendo aqui que somos uma cópia de portugueses.Somos muitas outras coisas também, boas e ruins, que herdamos de outras culturas. Mas os costumes portugueses, por serem parte da cultura dominante no nascedouro do Brasil, são parte de nós de maneira evidente e inegável.

0 comentários: