Sinceramente?

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Eu levei um susto a primeira vez que fui ao youtube e vi as brigas, agora vou lá é para morrer de rir...isso sim... e dos dois lados...claro, porque a graça está nas respostas....
Toda vez que um português responde de maneira inteligente quebra o preconceito de português burro, e espero que, os portugueses comecem a achar muito engraçada a briga no geral e quebrem também a idéia de que não conseguem rir de si mesmos e são muito arrogantes. Humor também é inteligência..não?
E não é possível que não dê para perceber que o Brasil é grandioso. Com muita pobreza, favela, fome ainda, muita violência, mas com muitas empresas, fábricas, bancos, indústrias, comércio.Que milhões de brasileiros levantam cedo para trabalhar e que há organização aqui, também, senão imagine o caos que seria, um país com um Pib de 1,6 trilhões de dólares, por baixo. É mal distribuído, esse dinheiro, circula mal, mas circula.Isso aqui, principalmente onde vivo, é puro capitalismo, com tudo de bom e ruim do capitalismo.
Para se entender o que é o Brasil imagine uns 3 Portugais, e mais uma parte da África, fiquei com preguicinha de ir pesquisar que parte da África corresponderia, mas acho que deu pra entender.
Então existe aqui muita gente vivendo bem, com nível de vida equivalente à média de Portugal. Até pode-se dizer que provavelmente são na maioria essas pessoas que ficam no youtube, porque o brasileiro que se mata de trabalhar não tem esse acesso nem tempo. Bem, nós temos 15 milhões de usuários que usam a internet cotidianamente, em casa. Então quando Portugal vem fazer negócios aqui, é porque há, no mínimo, um outro Portugal, como mercado, para explorar. É claro que a língua em comum e outros fatores são lembrados na hora da negociação, mas isso não decidiria nada.
O negócio é que o brasileiro que vive razoavelmente, convive com a pobreza diariamente, então a sua visão de mundo é diferente, para bem e para mal. Talves isso explique esse humor do brasileiro mesmo em meio à desgraça, talvez o brasileiro acabe relativizando tudo por conviver com tantas realidades. (essa acabei de inventar, eu e minha teorias furadas...)
Há uma grande diferença também no espaço público, Portugal, pelo que vejo em fotos, com certeza cuida muito melhor do seu, e isso não é só um detalhe qualquer no nosso dia a dia, conta muito. Isso, de maneira bem pobremente descrita, se resume a Brasil e Portugal.
Há também o fato de que somos tão grandes (em território) que isso faz com que tenhamos pouca troca cultural. Então a discussão pelo menos faz o brasileiro sair do seu mundinho também, e de um certo egocentrismo....só não gosto é de racismo e baixarias....
Acho que briga boa é cheia de boas frases, e não frases apelativas...
é isso...


Amanhã vou colocar uma crônica que li no jornal sobre gente entediada, um puxão de orelha até em mim mesma, pelo menos senti assim...
Mas não tou fechando a discussão não, até porque pelo tamanho do preconceito essa discussão é latente...E há no cabeçalho do blog uma palavra da qual gosto muito e começa com L...então...não se fica engasgado aqui, só se descansa um pouquinho....rssss...

18 comentários:

Anônimo disse...

Agora fiquei desiludido, porque sempre pensei que fossem os brasileiros com menos instrução que iam para o youtube fazer esses insultos mas se são da classe média equivalente à portuguesa, isso é ainda mais grave, pois já tinham instrução para ter juízo.
Depois acho que os portugueses levados por sentimento de culpa criado por tantas mentiras repetidas tantas x que quase se tornam verdades, até são bastante complacentes com os brasileiros, angolanos e afins. Aqui há uns tempos num jogo de futebol para celebrar a amizade entre portugal e angola, os angolanos começaram com entradas assassinas, sem se lembrarem que estavam ali estrelas mundiais que se dispuseram a jogar com eles, e acabaram com 7 jogadores. Isto resultado do sentimento, complexo, sindrome de inferioridade, ou como lhe queiram chamar, que os angolanos evidenciaram e tb os brasileiros mostram padecer. Vivem numa espiral de acções com o intuito de provar que são melhores que portugal, que o aluno superou o mestre, ou que o oprimido se libertou do carcere e agora esta pronto pra ripostar. Pelo menos que essa luta infundada sirva para ajudar paises ou pessoas a melhorar as suas capacidades, pelo menos isso.
Por outro lado qd dizes que são a classe media equivalente a portugal, não pode ser! Pois os que eu vejo, simplesmente não sabem escrever. Emportugal tb existem mas como no brasil não.
Posso-te adiantar pra minha vergonha que andei muito tempo enganado, pensando que no portugues do brasil existia a palavra naum, tal é a frequencia com que a encontro, e foi preciso conhecer a minha ex-namorada para perceber que não. Nós tinhamos grandes debates sobre isso, e perguntei-lhe: "porque raios, alguém vaim preferir escrever naum (com 4 letras) em vez de nao ou ñ (com 3 ou menos letras)? Mistério!
Depois eu acredito muito mais nas ameaças dos brasileiros que dos portugueses. Pois para uma brasileiro dar uma facada em alguem é trivial e para um portugues ja nao e bem assim. Basta ver a violencia dos crimes num e noutro pais. Alias aparentemente com poucas centenas de euros ou menos se consegue facilmente contratar um matador de aluguer.È uma questao de mentalidade e cultura.
As classes brasileiras ainda tem muito que crescer a todos os niveis para equivaler as portuguesas. Nao sei porque muitos brasileiros gostam de dizer que portugal e a merda da europa, a cauda da europa e blá blá blá, e realmente é, mas como diz o meu irmao no seu blog "Salsazar", é melhor estar na cauda do leão que na dum rato.
Por outro lado, acredito que muitos dos brasileiros que insultam os portug. se por acaso recebessem ou conhecessem um portug. no brasil, o iriam receber bem, e nunca teriam coragem de lhes dizer na cara o que dizem escondidos atras dum teclado.

Não sou racista, posso dizer sem presunçao nenhuma que recebo e trato os estrangeiros excelentemente, como eles nao o fazem, e digo isto pq falo por experiencia propria. Todos que sao recebidos por mim e amigos meus ficam fascinados pq sao inseridos num grupo de amigos e directamente no nucleo. E qd nos convidam para o pais deles, eles retribuem mas os amigos deles não.
Faccioso? Digam voces...

Ah e nao tenho dúvidas que o Brasil tem condições para ser uma potencia mundial.Quando não sei!

Abraços

Anônimo disse...

ps: AH qd dizes que vais ao utube pra morrer de rir só se for qd os brasileiros nos chamam Bacalhoeiros (lol) ou nos mandam comer pastel de bacalhau. Mas aqui no norte pelo menos nem se diz pastel mas sim bolinho de bacalhau e bolo de carne, pastel de carne ou folhado de carne.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

é....não vou voltar atrás...a nossa classe média escreve mal, sim. E entende pouco de história. e entende menos ainda de Portugal.
E é um tanto fútil.E voltada para si. Mas são tudo generalizações.
Temos uma classe média ótima também. Só estando aqui, para entender. Tudo o que se diz acaba por falar só de uma parte. Sempre é bem mais complexo.
Agora, é isso que é complicado com portugueses, e olha que adoro portugueses...juro mesmo, gosto até do mal humor, mas vc novamente não entendeu quando eu disse que morro de rir de tudo. Pq consigo perceber a graça na situação. Um brasileiro qualquer, de classe media ou não, entenderia na hora. Os brasileiros entenderam na hora eu chamá-los de meninos bobos, aparecidos, um tanto ridículos. Eu acho, no fundo, acho que essa é a raiz de brasileiros dizerem que português é burro. Português não é burro, é melhor escolarizado, na média escreve melhor que o brasileiro, apesar de eu me deparar com erros de português na escrita diariamente, mas não consegue rir!!!
não consegue rir de si mesmos!!! é incrível!! Vc já tentou encher a paciência de um amigo que não consegue rir? Como isso vira uma piada maior?
mas um beijo em todos os portugueses, de coração. Não é à toa que fiz o blog, adoro portugueses, e minha amiga eliane pode comprovar.E se brasileiros ameaçam de morte ou de alguma agressão física no youtube, algo que não vi, pq também não vi tanta coisa assim lá, então é caso de polícia, e não de riso. e me ofendi se vc diz que pra brasileiro dar uma facada em alguém é trivial. Não é trivial nem para mim e nem para ninguém que eu conheço, que absurdo! E se conhecesse o Brasil, (deveria, já que teve namorada brasileira), saberia que vc generalizou de maneira arrogante ignorante e burra, desculpe.Braga, eu não tenho problema nenhum em diagnosticar o Brasil, olhar para ele como é, mas desculpe, vc se sente superior, é algo que pode tentar esconder, mas é muito perceptível.E é isso que irrita brasileiros. Com relação aos que escrevem no you tube... Vc já ouviu falar de norte americanos idiotas e burros? principalmente, digamos, rapaz, entre 16 e vinte e poucos anos? Aqui nós temos alguns, burros, e nada miseráveis.Com toda a chance de crescimento intelectual, mas preferem ser burros. E é por isso que vão ofender portugueses . Pq são burros. Quem é esclarecido não consegue olhar pro mundo de modo tão parcial, é impossível. De computador eles entendem maravilhosamente bem, pode acreditar. e de muitas outras coisas. Aposto que ter comida na mesa e uma vida razoável não espantou o racismo e ignorância de certos portugueses. Mas não sei se você admitiria, infelizmente.Vc não admite nada de ruim da parte daí. Aí é tudo perfeito, Portugal só fez maravilhas. Isso também não é ignorância? Já cortei muitos portugueses que começavam com discurso racista em relação à africanos. E no youtube, mesma coisa. Não é um tipo de estupidez, de burrice? Pior ainda se a escolarização não ajudou nisso.
Brasil e Portugal equivalem muito aos Estados Unidos e Inglaterra, na rivalidade. Ingleses também são siosos da língua,mais inteligentes em certos termos, mas as vezes tão pedantes e formais que só tirando sarro de si mesmos, o que fazem com maestria.Ponto para eles.Ria um pouco de si, da vida, das coisas, vai te fazer um bem enorme, te prometo.

Anônimo disse...

Ah peço desculpa potugues não é burro, só eu mesmo, burro ignorante e estupido.
Olha 1º nunca discutas com um burro ignorante como eu, pq ele arrasta-te pro seu nível e depois ganha-te em experiencia.
Depois, eu conheço razoavelmente bem o brasil,já que tive namorada e tenho amigas e amigos, e ja debati o tema com eles varias vezes, e olha que me deram razao.
Por outro lado, o que eu disse relativamente a facadas, é a mais pura realidade e nao tiro uma palavra ao que disse, é baseado em factos. Em portugal quando isso acontece aparece no telejornal, aí não, ou melhor aí até se fazem programas sobre crimes em direto. Não me tomes por bobo porque sei das coisas que se passam aí. Seria impossivel acontecer isso aqui em portugal, isto ta cada vez pior, mas nao dava pa fazer um programa.
Ainda ha bem pouco tempo uns brasileiros contratados na hora mataram um portugues e enterraram-no debaixo dum bar na praia, pensas que conseguias sacar uma cena dessas em portugal? Pelas informações que disponho é muito fácil aí arranjar alguem pra matar ou bater em alguem. E a criminalidade é incrivel.
Mais "só pa te calar" em portugal se um policia matar um criminoso, vai preso, ai no brasil os policias andam a matar pessoas inocentes.Dava pa rir este contraste se nao fosse tao triste.
E sim é uma questão de mentalidade e cultura, em Timor ainda é pior por exemplo, e pode-se ver na televisao pessoas a correr com katanas a desferir golpes nas costas de pessoas que fugiam e depois qd estas já estavam por terra a desmancha-als como talhantes.
É SIM UMA QUESTAO DE CULTURA.
Outra coisa, nunca pensei num ver num blog que tem como apanagio a LIBERDADE, qualificar a opinião de um participaante como ignorante e burra, certamente essa liberdade não deve incluir a de expressão.
Mas isso também me deixa contente pois como disse um prof. meu um dia: " Quando tiveres a razão do teu lado, martela martela na razão, qd tiveres a emoção do teu lado, martela martela na emoçao, e finalmente qd não tiveres nehuma das duas martela martela na mesa".
Que foi +- o k fizeste, insultaste a minha opinião, lançaste pro ar alguns confetis sem relação que nada acrescentaram ao tema ou provaram o teu ponto de vista.

Neste caso tenho a razao, os factos do meu lado, mas tb tenho a emoção, por isso só te resta... isso.

PS: As facadas foi um eufemismo para armas de fogo de guerra e afins. Ou seja até fui brando pa realidade do brasil, quer queiras quer não. O que não quer dizer que todos sejam assim (mas eu tb nao disse isso no meu post anterior).

Abraço

Anônimo disse...

PS2: Os portugueses tanto riem de si, que as anedotas que os brasileiros contam de portugueses, sao muitas delas baseadas em anedotas que os portugueses contam sobre os alentejanos (habitantes de uma região no sul de portugal).
Mais neste preciso momento, os programas de televisão com maior audiencia são apenas e só programas de humor onde se faz a sátira constante da realidade da sociedade portuguesa, do zé povinho e dos pacóvios portugueses, com sucesso tal que as expressões usadas no programa, alastram pra sociedade e viram moda. Nem de proposito, num desses programs resolveram um dia fazer uma satira aos brasileiros em portugal, o video está no utube(gatos fedorentos), e bastam alguns segundos para perceber como os brasileiros são tao iluminados que conseguem rir de si próprios com tu muito bem dizes.
Tu é que devias tar mais informada da realidade portuguesa, e agora sim sendo um bocado arrogante, da brasileira tb. Antes de queres tirar os ciscos dos meus olhos, tira as traves que tens nos teus.
Até me apetece dizer:"assim se vê quem não sabe o quê?".

Abraços

Anônimo disse...

É melhor ficardes em Portugal a espera de Dom Sebastião, pois ouvi dizer que o Brasil realmente é muito violento, há por lá sacis, curupiras, mulas sem cabeça, bois tatás... Um perigo!!!

Unknown disse...

olha, braga eu poderia discutir contigo atéeeeeeeeee....
sinceramente, até me dá vontade, mas quando vc diz que graças a deus me tirou do serio, o que posso dizer.
Esse blog quer uma conexão, e não uma desconexão, pretende investigar o que temos em comum, quer uma melhora, não piora.
Até agora, eu não quis discutir coisas mesquinhas, passo por cima delas, acho pequenininho...pequenininho, se quer saber.
Eu sei muito bem como´é meu pais o que tem de bom e ruim, e vc anda assistindo a muitos programas do Brasil que só pessoas muito simples conseguem ver tamanho o sensacionalismo, não sei como aguenta. Nós temos aqui um imprensa sensacionalista, da pior espécie, não sabia? De resto, há sim violencia, mas eu vivo em plena metrópole e nunca fui assaltada. Mas não quero discutir se há mais ou menos violencia pq caio nesse absurdo que critiquei alguns blogs atrás sobre a violencia no Rio, deus me livre, entrar nessa mesquinhez de mais ou menos violencia!!!...conversa idiota.
Agora, dizer aqui que brasileiro te mata de maneira frivola, é de... mais uma vez vou te dizer...burrice tamanha!...Você generalizou querendo dizer que brasileiro é sinonimo de assassino, menos...menos...
menos...

então é isso, generalizando, continua burro, o que vou fazer, não posso fazer nada a respeito.

E vcs conseguem rir de si?...maravilha então...parabéns...
comecei essa discussão dizendo exatamente isso, que o que faltava entre os dois povos era rir de si mesmo, e melhor, olhar a si mesmo como se é.Comecei a dizer que era um problema de ambos, depois já comecei a achar que era mais português.
Mas eu sinto que sei diagnosticar-nos sem ofender, de uma maneira um pouquinho mais "elevada" pq é isso que acho que os dois povos merecem,
e vc queria a todo custo baixar a discussão ao teu nivel, não foi o que disse?
Braga, façamos assim.
Se vc pretende estar aqui dizendo que Portugal é a oitava maravilha do mundo, e que o Brasil é uma droga, o blog tá errado. Quero evolução, aqui....conexão.
Se acha, como eu, que tanto portugueses como brasileiros se parecem em muitas coisas, com, é claro, tb, suas diferenças, fique á vontade.
Vc não vai me convencer que Portugal é a oitava maravilha do mundo, mas que é um país lindo, com gente muito interessante,gente que eu gosto muito, de coração, e isso tudo o que já sabemos. e com algo, que não sei definir, mas que é o que para mim explica, e muito, a nossa brasilidade. fique bem, e ria...

Anônimo disse...

oi,
Mais uma vez és falaciosa e no teu direito de resposta ao invés de contrapor os factos ou argumentar contra a minha opinião, limitaste-t a insultar-me e ainda tentaste distorcer o que eu disse bem como por palavras na minha boca.

Fugiste a verdade qd dizes:

1-"mas quando vc diz que graças a deus me tirou do serio, o que posso dizer." Mentira- nunca disse isso, e nunca ´saí do sério, nem insultei ningu+em por ter uma opinião divergente, assim se vê quem saiu do sério.Aconselho descanso!

2-"Você generalizou querendo dizer que brasileiro é sinonimo de assassino"Mentira- Nunca disse nem o insinuei, Aliás leia-se no meu post:"O que não quer dizer que todos sejam assim (mas eu tb nao disse isso no meu post anterior)." -MAs sabe-se lá pq tu insistes, deves ter dislexia e não les o k escrevo.

3-"De resto, há sim violencia, mas eu vivo em plena metrópole e nunca fui assaltada"- Foi só o k tentei dizer(LOL): k o brasil é um país sem comparação muito mais violento, e que como tal as pessoas estao na generalidade mais familiarizadas com a violencia.
->Por outro lado o k keres dizer com isso?Tb há paises anos e anos em guerra e sobrevive3m sempre pessoas.

4-"só pessoas muito simples conseguem ver tamanho o sensacionalismo, não sei como aguenta."- Sim eu sou simples, tb os descriminas ou é só a quem tem opiniões divergentes? -> Pode ser sensacionalista mas isso ha no mundo todo e eles nao inventam as imagens, e os nosso telejornais tb não. Os outros paises não advertem os seus turistas qd vem pra portugal, mas advertem qd vao para o brasil, alguns inclusivamente desconcelham. Mas claro isso sou eu k tou d ma vontade e sou BURRO.

5-"
nesse absurdo que critiquei alguns blogs atrás sobre a violencia no Rio, deus me livre, entrar nessa mesquinhez de mais ou menos violencia!!!..."- Pois como nunca foste vítima, pra ti esse assunto é uma mesquinhez, ou então é só para não me dar razão, das 2as 1a.Mas é um facto factual provado tácito e universalmente aceite.

6-"a todo custo baixar a discussão ao teu nivel"- Nao fui eu que insultei alguem.

7-"e que o Brasil é uma droga,"- obviamente isto tem um contexto que vem ja de muitos posts e temas anteriores, e não é por eu dizer uma ou 2as verdades que quero dizer que o brasil é uma droga. E mostra-me onde eu disse isso!

Insultaste-me e insultaste a tua inteligencia ao mostrar que nao tens capacidade pra mais, entre outras ocasiões aqui:"continua burro, o que vou fazer, não posso fazer nada a respeito." Certamente não aprendo nada contigo pq nos ultimos posts a unica coisa que fazes é insultar e dispersar na conversa.

Quanto ao geres é mais outro da raça que vai pró utube insultar gratuitamente. Deu-se ao trabalho de postar com o unico intuito de ser irónico e gozar com uma pessoa que se limitou a expressar a sua opinião. Atitude muito elevada e adulta por sinal.

Por fim:

"Se vc pretende estar aqui dizendo que Portugal é a oitava maravilha do mundo, e que o Brasil é uma droga, o blog tá errado."

Não não pretendo até pq já aki disse k o brasil tem coisa muito positivas, inclusivé pra ser potencia mundial.
Mas sou educado e a mim só precisam de me convidar uma x para sair. Ainda mais depois de ser constantemente insultado. Assim dou por terminada a minha participação neste blog, por respeito aos participantes respeitadores, actuais ou futuros.

P.S.- Devo lembrar que o perfil de administrador, permite apagar temas e posts, pelo k pode ser útil na tua aplicação da "Liberdade de Expressão", ao mesmo tempo que te permitirá salvar a face.

Temos simpatia pelo coxo físico pq é o 1º a admitir que coxeia, e desprezo pelo coxo mental pq diz logo que quem coxeia somos nós.

Anônimo disse...

PS- Numa Portugalidade que não sei explicar:

Abraços

Unknown disse...

o que apaguei foi só meu
mas tou gostando de vc...juro mesmo...
tou achando bonitinho...tudo isso...rsss
daqui a pouco eu leio, pq tou conversando com um amigo...

Anônimo disse...

Ok, pra não dizeres k falei e fugi, eu vou ler a tua resposta, seja ela qual for(já imagino).Não vou é responder,mas como sou democratico, vou-te dar o direito ao contraditório.

Abraços

Unknown disse...

olha, pessoas simples vêem esse programas pq tem alguma dificuldade de ver os interesses que estão por trás, tem dificuldades com senso crítico.não vou ficar aqui dando mil explicações só pra ser politicamente correta.

o que apaguei foi só comentario meu. já apaguei aqui, algum seu?

agora o principal.
desculpe
quando eu disse que seria mesquinhez discutir mais ou menos violencia, eu quis dizer que violência é violência, e é um absurdo discutir se morrem vinte ou quarenta, ou se em lugar morrem mais ou menos do que em outro lugar. é só ver o post a que me refiro que vai entender.
De resto...sinceramente...desculpe, Braga, mas acho que é bobeirinha...entende....coisiquinha idiotinha....pra se discutir....
um grande abraço, de coração. como dizia um amigo, X coração pra vc.Sei lá se é assim, se não for, me corrija.
bjossssssss

República dos Bananas disse...

pôxa vida (como cês dizem)....ainda bem que estão à distância de um Oceano, se não vocês ainda se pegavam à pancada:-)
-Braga, não me parece que o post seja assim tão polémico....
-Vênus, apesar da forma como escreveu, não me parece que o Braga tenha generalizado.
É um fcto que a criminalidade no Brasil é maior, mas também tem 15X mais habitantes....se calhar é melhor não se fazer uma extrapolação em percentagem, porque isto por cá também já não é a pacatez e segurança que já foi...

Anônimo disse...

É conhecido que o ser humano relativiza seu valor aos seus vizinhos, então a calda do Leão será mais mal resolvido nessa situação que a cabeça de rato

República dos Bananas disse...

ai anônimo....calda por calda, que não seja de Leão, antes calda de pêssego, ou mesmo de tomate para fazer arroz de tomate, agora sinceramente...calda de Leão??? cabeça de rato???? ainda se fosse uma cabeça de porco para fazer uma saladinha com as orelhas do bicho e assar as queixadas no forno...isso ainda era conversa...agora o que se faz com calda de leão ou cabeça de rato???????????????????? :-)

República dos Bananas disse...

geres....nós não vamos para o Brasil por outra razão:
faz três anos apareceu aqui um indivíduo que nós pensavamos que era o novo Dom Sebastião, ele trazia outro nome (Sócrates) e não era Rei, era Engenheiro, mas até aí nós não desconfiamos, mas ele trouxe uma data de amigos e entre eles o Teixeira dos Santos. E o que aconteceu? o que aconteceu é que o Sócrates e o Teixeira dos Santos são piores que o tal de sacis, curupiras, bois tatá e mula sem cabeça...esses dois punham esses os outros a fugir. E nós não fugimos para o Brasil, porque esses dois nem dinheiro suficiente para isso nos deixam, senão a gente queria lá saber de sacis ou mula sem cabeça. É que o Sócrates e o Teixeira dos Santos são tão malvados que nos tiram tudo, mas tudo mesmo, para nós ficarmos cá.....eles não querem ficar aqui sozinhos...mas o pior de tudo, é que olhamos para um lado e para o outro e o que vemos é igual ou pior...portanto não fales em bicho mau, porque isso tem pior aqui :-)
Esse outro bicho mau brasileiro, a Lula, segundo a Vênus, quer aumentar os metalurgicos....estes nossos bichos maus, só querem aumentar os amigos!