O menino bobo acha que sabe tudo, como todos os meninos bobos. O menino bobo é neto de um velho. Um velho chato e ranzinza, atormentado por um grande passado e umas más decisões. O velho é amargurado porque só pensa nos seus erros, e lamenta as inconsequências de outrora. Lembra que já foi grande e não se conforma. O velho chato não quer pensar no menino, olhar para o menino, não pode e não consegue. Até porque o menino é bobo, quer aparecer demais, incomoda, é abusado. Vai mal na escola. Tem muito pouca auto estima e é orgulhoso demais para perceber isso. O velho chato que tem muita idade mas não amadureceu tão sabiamente, coloca a culpa do mal feitio do menino nos outros sangues que o menino tem, que não são dele. O velho só consegue pensar em outros velhos, outros velhos que antes estavam piores que ele e agora estão bem melhores. O velho não conhecia o menino muito bem. Achava, na maioria da vezes, o menino engraçadinho, à distancia. Agora não acha mais, acha que o menino é mais uma cruz, pra carregar. Se irrita quando alguém diz que seu neto é alguma coisa, que tem isso e aquilo de qualidades, e que pode ser uma esperança. O velho se enfeza e diz: Que futuro ele tem, não se leva a sério, vai mal na escola, é um irresponsável! Além do mais, sabe que o menino nega o passado, acha-o ultrapassado, ri da sua maneira de falar, ri do seu orgulho, cobra-lhe as atitudes erradas,egoístas, que nem ele gostaria de lembrar, e que muitas vezes não são só suas, mas dos outros velhos, também, que só tiveram de diferente fazer escolhas mais acertadas para si.Diz ao menino que se ele estudasse, saberia. E tem mais essa, o menino é cruel. Quando o velho diz algo engraçado, brinca também, o menino não dá abertura, diz que o velho não tem graça. Gostaria de não ter nada a ver com esse velho. Gostaria de ter a ver com os outros velhos, os que têm prestígio. O velho não consegue ver no cinismo e na provocação do menino a sua própria amargura. O menino não consegue ver na alma sonhadora e amargurada do velho parte da sua própria origem, identidade.O menino e o velho são dois idiotas.
Melhorar a idiotice não é achar que o outro vai resolver seus problemas. Melhorar a idiotice é perceber que gostar de si mesmo é algo que só conseguimos com nós mesmos. Mas é impossível a esse menino e a esse velho olharem para si mesmos se não conseguem olhar para o espelho que na verdade são, um para o outro.
........estou errada?
O menino bobo e o Velho chato
terça-feira, 29 de julho de 2008
Postado por Unknown às 07:43
Marcadores: amizade, brasil no mundo, brasil portugal, brasileiros, críticas, cultura. povos, discussão portuguesa, ironia, portugal, preconceito, provocação, sociedade, valores culturais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
errada não estarás!
Provavelmente o menino bobo vai cometer os mesmos erros que o velho ranzinza, e vai ele próprio um dia ser um velho ranzinza.
Tal é a lei da natureza e a lógica normal da evolução. Só com o passar do tempo e devido a desvios milimétricos nas atitudes e comportamentos, um dia, os erros de um menino bobo não serão já os deste velho ranzinza, mas outros.
Isto acontece porquw por um lado, como ouvi ha tempos num filme a nossa consciencia não tem idade só o nosso corpo. Eu penso em mim como pensava em criança, e so qd me vejo ao espelho ou alguem me diz certas coisas me lembro k ja nao sou uma criança. Mas a minha consciencia (nao tou a falar da consciencia de pensamento ma sim no sentido da representação mental que fazemos de nos proprios e do mundo) essa pouco mudou. Continuo a ver o mundo pelos meus olhos e nunca espreito pelos dos outros. Ainda tenho pensamentos estupidos como uma criança, amuo de x em qd interiormente (ja devia ter perdido isso),etc...
Por outro lado por mais estranho que seja uma cena, ela acaba por se tornar normal se convivermos com ela dia-a-dia. É preciso por x afastarmo-nos da realidade para tornar estranho akilo k até ai era normal(pelo menos a percepção).
E depois qd sabemos que os outros tem razao é ainda mais dificil ouvi-los pq dá trabalho fazer as coisas certas, ou aceitar que somos individualmente responsáveis pelos nossos comportamentos e atitudes, e suas consequencias, mesmo que seja um destino deterministico.
Mas por outro lado tb posso estar completamente errado.
ps: aki fika se o dono do blog autorizar o link de uma animação flash k espelha o ciclo da vida:
http://www.nothingtodo.co.uk/view/108/i-love-death.html
Subscrevo na íntegra o comentário do "amigo" Braga. Acrescentando sómente que um menino pode ser ranzinza e um velho bobo. Apesar de não gostar de denominar as pessoas de mais idade por velhos, mas sim pessoas com muita experiência de vida e mais idosos que nós, mas com muito mais dificuldades para com as adversidades que se nos deparam no dia a dia. Sendo certo, que por vezes as duas fachas etárias são tão semelhantes que só se distiguem mesmo é pelo aspecto físico... Fiquem bem e não "ralhem" tanto...
Postar um comentário