Será Portugal um país ingovernável?

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Com seriedade, não sei responder, mas pelo menos começo a pensar que em democracia, pelo menos, este pequeno país está condenado ao fracasso, senão vejamos: O actual governo só não é uma ditadura porque foi eleito, de resto existe na actual maioria a "democracia" do partido único, com o consequente distanciamento da realidade do país, pois os apaniguados da esfera do poder absteem-se de transmitir as realidades ao poder executivo o qual, por sua conveniência, cria a sua própria realidade. Para agravar esse deficite democratico, o partido do governo apoia incondicionalmente as politicas do executivo por mais obtusas que sejam. Poderia ser de outra maneira? Na verdade, as maiorias absolutas têm destas coisas, os partidos que as têm detido absteem-se de confrontar os lideres partidários que têm sido 1ºs ministros. Por outro lado governar neste país sem maioria é impossível pois tome um governo eleito, as medidas que tomar, para a oposição, essas medidas serão sempre reprovadas no parlamento. Neste sentido é interessante ver os jogos de cintura e inflexões de 180º que os partidos vão fazendo e refazendo consoante são governo ou oposição. Ora, muito recentemente a líder do maior partido da oposição, num almoço onde discursou, disse que "...a democracia em Portugal deveria ser suspensa por seis meses...", gaffe ou, ironia, não o sei dizer, no entanto e apesar de eu pensar que já vivemos na "ditadura do partido maioritário que é incapaz de afrontar o líder", gostaria de perceber como seria feita essa suspensão da democracia e mais...será que não é essa mesmo a opinião de Manuela Ferreira Leite? mas pior ainda...será que eu próprio não começo a pensar o mesmo? é que ao que parece, já Júlio César dizia que "nos confins da Ibéria vivia um povo que nem se governava nem deixava governar" portanto como é impossível trocar de políticos, pois esses sim são notoriamente rascas, talvez fosse melhor mudar o sistema político ou então contratar-mos "os Comtemporâneos" que, ao que penso, encontraram uma solução para o deficite de oposição ao actual governo, mas que não vai ser dito qual é, pois como ditador que sou, determinei que os "comtemporâneos" fossem censurados. Mas vou parar um pouco censura e este eu prometo...não retiro

10 comentários:

Anônimo disse...

eu acho a ideia que portugueses tem de negros é muito estereotipada, ainda.
Muito limitada.
Negro dançando e querendo fazer sexo.
Negros aqui no Brasil podem ainda estar na sua maioria no pé da piramide, mas são muito mais que isso...Essa piada seria muito primaria aqui...

Venus

República dos Bananas disse...

Talvez eu devesse ter colocado isto no contexto que me parece o devido...e agradecia a sério que depois me dissesses o que pensas, pois se continuares a pensar o mesmo, retiramos isso.
A piada aqui não tem nada de esteriotipado pelo seguinte:
1º Como eu disse nos posts sobre o Obama, penso que os americanos deram uma lição ao mundo porque não acredito que apesar da nossa isenção racial (portuguesa e brasileira), fosse possível eleger um presidente negro nos nossos países.
2º o primeiro video, de alguma maneira tenta fazer graça com o maior partido da oposição (PSD), aquele partido em que os descontentes com o actual governo (como eu) nos devia-mos rever para confiar a proxima votação...só que esse partido já mudou de lider 4 vezes nos últimos três anos! andam permanentemente à procura de um líder carismático. Na América surgiu o Obama que convenceu tudo e todos.
3º Há em Lisboa uma zona problemática maioritariamente habitada por negros chamada Buraca; houve a eleição do Barak Obama; há um grupo musical de portugueses de origem angolana que estão a fazer furor em toda a Europa mas principalmente em Inglaterra, que se chamam "BURAKA SOUND SYSTEM". Penso que os videos querem fazer piada juntando isso tudo.
4º Pessoalmente penso que negro, mulato, mulher, homem, político ou seja quem for, não deve estar isento de vídeos sarcásticos. Isso a meu ver, é descriminação positiva...politicamente correcto se preferires. Diz-me, qual é a diferença entre fazer video sobre negro dançando, ou fazer video sobre a maneira de falar dos jogadores de futebol? Nesse aspecto, se bem que tu digas que essa piada aí seria muito primária, para mim esse primarismo reside essencialmente no silogismo...são desfavorecidos, logo não se faz piada sobre eles.
(Faz-me lembrar uma situação que eu e a minha mulher vivemos quando um casal amigo dela teve uma filha com sindroma de Down, eles já tinham outra filha que era uma excelente aluna e que estava para ir para a universidade quando nasceu essa criança com trissomia 21, um dia por acaso nos encontramos num hipermercado e a minha esposa fez conversa e mais conversa sobre a miuda mais velha que ia estudar medicina, e nem uma palavra sobre a menina recém nascida...aí eu, que nem sequer os conhecia bem, entabulei conversa sobre o estado de saúde da menina...os pais pareceram aliviados e falaram com vontade, a minha mulher agradeceu-me depois pois dizia que não sabia o que fazer ou dizer)
5º Neste momento, o único dirigente do actual partido de governo que me inspira alguma confiança é mulato (António Costa de seu nome), era o Delfim do 1º Ministro José Sócrates, mas ou por não concordar com tudo o que se fazia no governo, ou por querer ganhar espaço político, abandonou o governo e foi para Presidente da Câmara de Lisboa (a maior do País), a meu ver ele ia para o seu enforcamento político pois a Câmara de Lisboa estava em situação de Falência...não havia dinheiro para nada e deviam milhões de Euros aos fornecedores de serviços e de bens da Câmara, a tal ponto que pediram um aval ao Tribunal de Contas (presidido pelo partido do governo) para contrair um empréstimo de cerca de 400 000 de Euros que foi recusado por lhes parece que o plano era apenas um plano de intenções do presidente da câmara...bem, com boas intenções, mas também a fazer uma excelente gestão dos recursos, neste momento e passado pouco mais de um ano, o António Costa esqueceu o empréstimo, tem quase as contas em dia e deu uma lição a toda a gente.

Cumprimentos politicamente incorrectos :-)

Unknown disse...

Bem vamos lá...
É complicado mesmo, saber qual o equilibrio qdo se trata de humor. Eu não quero ficar aqui fazendo apologia desse tipo de politicamente correto, se vivo criticando-o. É que, para mim, euzinha, me pareceu beirando o mal gosto. Vou fazer uma analogia...Imaginem que Cristiano Ronaldo, (que é certo que será o melhor do mundo) estando aqui, tivesse feito três, quatro gols no ultimo jogo contra o Brasil. Imagine que no dia seguinte humoristas tivessem feito piada dizendo que a nossa seleção tá uma droga, indo buscar um portuga que seria todos os estereótipos de portuga burro e tarado, como uma solução pra nós. Digamos que fariamos uma canção e um portuga e uma portuguesa apareceriam assim, um tanto estereotipados...
Bem, pareceria mais ainda pra vcs, do que pra nós...que estaríamos dizendo...
"Estamos tão mal que precisamos apelar para um portuga burro."
O Cristiano Ronaldo pode ser muita coisa, inclusive pode estar longe de ser um intelectual, mas não é burro. e nem os portugueses, em geral.
Bem, os negros aqui não ficam querendo transar com todo o mundo, os negros aqui não ficam te comendo com os olhos, se comportam de maneira normal...existe um mundo à parte, o do trafico, que é o que se mostra por aí...que deve passar por mais permissividade...como sempre é onde o dinheiro rola solto.
Mas não é o meu mundo, nem o dos negros que eu conheço...
Os negros que eu conheço estudam comigo, e são mais ou menos estudiosos que eu... são mais ou menos competentes que eu no trabalho, quer dizer...são bem parecidos comigo e com os brancos que eu conheço em termos de comportamento.
Nesse aspecto somos parecidos com os americanos. Essa questão está muito mais diluída, menos problemática, apesar de ainda não termos um elite negra nos termos que eles têm lá.
Mas voltando ao humor.
Acho que tem a ver também com meu gosto...eu gosto da brincadeira e também da crítica, mas as vezes acho que fica grosseiro.
Talvez seja também uma questão é questão de gosto...
Vou deixar piadas de um programa de humor popular aqui, que pra mim, era bom no começo, agora tá meio apelativo.Algumas dessas achei umas boas...e outras uma droga
http://www.youtube.com/watch?v=jPADbw9EtU8

http://www.youtube.com/watch?v=xGs3cyBpNLE

Essa é de portugueses, e achei no youtube depois da analogia que eu havia feito, olha que coincidência:
http://www.youtube.com/watch?v=fxVG2znTZtQ

Agora o mais abominavel, não por ser politicamente incorreto, mas por ser sem graça, mesmo.
Mas os brasileiros adoram, como adoravam os Mamonas Assassinas
talvez seja meu humor...
hoje até ri um pouquinho...mas ver toda semana...aff..

http://www.youtube.com/watch?v=ARmQXmGnAks

Unknown disse...

eu não gosto mesmo de humor muito óbvio, por isso postei aqueles vídeos dos contemporâneos, pela sutileza da crítica.

República dos Bananas disse...

Bom, digamos assim. Deve ser defeito meu, mas nenhum dos videos que indicaste me conseguiu fazer sequer dar o mais pequeno sorriso. Sobre o estereótipo que apontas de portugas e brasileiros, tenho uma coisa a dizer: de facto não é de agora as anedotas que os brasileiros fazem dos portugueses, inclusivamente se fores ver o teu post "http://liberdadeabreasasasbrasilportugal.blogspot.com/2008/07/brasileiros-e-portugueses-colocando-o.html" de 26 de Julho, está lá bem expresso os estereótipos que ambos os povos fazem um do outro, mas na verdade pouco disso me interessa porque eu não sou como o Braga e não tenho a necessidade de ficar dizendo quem é melhor que quem e tão-pouco tenho necessidade de contradizer o que português diz de brasileiro ou o contrário...é-me indiferente! com a certeza porém que eu formo a minha opinião a partir daquilo que penso e não sobre o que dizem, assim, se se forma um estereótipo é porque já existe preconceito, ora preconceito é coisa que eu não tenho. Mas vou-te dizer que descriminação positiva é o que eu acho que tens em relação a esse tipo de piada com os negros, não vejo, não consigo ver essa coisa de que falas de "negro querendo transar com todo o mundo"; os negros que referes no teu comentário, é de negros que vivem no teu meio social; o que é mostrado principalmente no 1º video são negros, portugueses de 2ª ou 3ª geração que perderam a identidade; culturalmente já não são africanos, mas sentem-se menos portugueses que os pais ou os avós. Em 1975 aquando da descolonização, não houve uma real política de integração e foram-se formando guetos onde de quando em vez há problemas, mas nem isso é um estereótipo pois mesmo dos que vivem nesses bairros a grande maioria têm uma vida normalissima...mas isto tem uma solução fácil, o Blog é teu, tu achaste os videos de mau-gosto, eu vou tentar retirá-los e readaptar o texto.

Unknown disse...

não acho que deva retirar só pq não gostei..a postagem é sua e vc assina, República...
Eu só coloquei meu ponto de vista...e vc, o seu.
Se vc não ve nada demais, e a assina, o que eu tenho com isso?

República dos Bananas disse...

Porque....foram sensurados :-)

Unknown disse...

nã nã nã nã não...crítica não é censura...
aliás...quero dizer aqui que nunca censurei ninguém...até a Eliane disse uma vez que eu a estava censurando pq não concordei com ela.
Censura seria eu te obrigar a apagar...ou eu mesma fazê-lo, e isso eu nunca fiz...agora, colocar meu ponto de vista, é algo que eu tenho o direito de fazer, como sempre permiti que outros o fizessem.
Até mesmo o Braga se retirou pq quis quando eu disse que ele estava no blog errado. Era a minha opinião que ele estava no blog errado. Mas nunca aspaguei nada dele nem de ninguém.
Censura é uma coisa, discordância de opiniões é outra.

República dos Bananas disse...

Sinhazinhaaaaaaaaaaaa....quem sensurou fui eu!!!!
O que eu penso....o que eu penso é que o Blog é teu e havia alguma coisa que te incomodava, alguma coisa que nem era o cerne da questão pois isso era o texto, os videos eram apenas uma brincadeira para ilustrar o texto, como tal foi-me fácil (censurá-los) apagá-los:-)...

República dos Bananas disse...

ok, ok....eu peço desculpa; por vezes mesmo um cara esperto, feito eu escreve dessas besteiras! Prometo que não volto a escrever censura com um "s" no início...:-)