Que negro,que nada...Obama é mulato...

quarta-feira, 5 de novembro de 2008



Acabei de saber da eleição de Obama... Algo que para mim estava dado como certo...Mas acho incrível chamarem-no de negro, ignorando que Obama é uma mistura. Obama é mulato. Tem influência cultural e ligação emocional forte com negros e brancos. Isso é inegável. Não que eu ache que se fosse "mais" negro faria alguma diferença, no que concerne ao seu valor, e é até chato ter que colocar esses esclarecimentos, porque sinceramente, como eu penso é mais do que óbvio pelo que tenho escrito, mas às vezes preciso colocá-los pra não correr o risco de ser mal compreendida. Em termos de sucesso e de poder nos moldes dos racistas de todo o mundo, existe um cargo mais representativo que esse? Será que agora está mais do que provado que qualquer pessoa...QUALQUER mesmo,pode ir longe? Que portugueses terem misturado raças nesse país não foi um uma herança maldita para nós? E acho incrível ter que dizer isso para portugueses e brasileiros. Se precisasse de dizê-lo para russos holandeses ou alemães...mas não...Isso é muito, muito triste, limitante, e idiota. E essa postura internalizada é o que na verdade nos atrasa porque nos faz acreditar que nascemos com algum tipo de doença de difícil resolução.Os portugueses precisam saber que o Brasil misturado, com também contribuição sua, pode ser incrível como qualquer outro país. E brasileiros também. Com a vantagem de sermos um mix cultural e racial, isso é, se raça existe. Nós e portugueses precisamos gostar disso. Como se isso nos fizesse, simplesmente, diferentes, com contribuição portuguesa. Nem melhores nem piores,é o que importa destacar. Acho que herdamos alguns defeitos de muitos povos, inclusive portugueses e africanos. Mas isso não tem nada a ver com um destino fatal. Simplesmente tem a ver com humildade e maturidade para trocar vícios não muito bons por algo melhor. Só isso. Sem dispensar a instintiva e espontânea contribuição negra e o sentimental sonho português,claro. Gostamos do que eles fizeram conosco.
Discurso de Obama sobre a questão racial:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u383130.shtml

5 comentários:

República dos Bananas disse...

Vênus:
O mais saboroso desta eleição e a maior lição a tirar dela, é que nos nossos países, com a nossa pretença isenção rácica, não sei se teria havido uma eleição de um presidente não branco, mais a mais sendo essa eleição com uma maioria tão esmagadora.
A verdade é que mais uma vez, os EUA como país, bem como os seus cidadãos, deram uma lição ao mundo.

Anônimo disse...

Pois eu já sabia que o Obama ia ganhar, intuição... ou não, simplesmente porque ele fala fluentemente a linguagem do comum dos mortais, ou seja, sem papas na lingua diz o que todos quetremos ouvir... não se rege por discursos enfadonhos, com a cara direccionada para os papeis que lhe põe à frente e que ele não sabe o que lá está escrito. Não, Obama fala e diz o que lhe vai na alma. Quando cheguei hoje a casa e ouvi o discurso dele, após a vitória, comovi-me até às lágrimas... E nem sequer vi a côr dele, porque isso não interessa para nada, se fecharmos os olhos e o ouvirmos falar ficamos deliciados a escutá-lo. E a côr???!!! Que interessa se é preto, mulato, amarelo, branco, vermelho, azul, enfim...

Unknown disse...

Eu vou explicar pq destaquei o fato de ele ser mulato.Acredito que a sabedoria de Obama de não usar o discurso racial não é apenas estratégica esuperficial, é genuína.Obama genuinamente se identifica afetivamente desde a infancia com negros e brancos, por sua história. E isso torna tudo mais interessante ainda.

Unknown disse...

República, o final do seu comentário me inspirou o outro post
um abraço

Anônimo disse...

viva obana , e espero ver akele homen ameliorar o usa lol