Saturno (Cronos) Tempo e Realidade

sábado, 19 de abril de 2008

passagem do tempo,

Saturno(Cronos)

Outro dia vi uma explanação no café filosófico sobre religião, como uma necessidade de escapar do tempo. A idéia de tempo como esse ser que vence e desaparece com tudo, e desaparecerá não só com você, mas com todo o mundo que você conhece hoje.

Para exemplificar a ação do tempo,se retirássemos o homem da terra hoje, a natureza venceria tudo o que aí está e em algumas centenas de anos a terra voltaria a ser só florestas, rios e vida natural, com pouco sinal aparente de toda a civilização humana.Tudo o que aí está e é conhecido como realidade por você hoje pode ser vencido pelo tempo.

Por essa sensação ser tão assustadora, precisamos de valores que nos dão a sensação de vencê-lo, estamos sempre tentando alcançar o imutável.
As vezes conseguimos.
É quando temos a sensação de que "o tempo parou".
Ou, também,na sensação de lidar com o sagrado.

Perdoem minha cultura de almanaque (ou melhor, de televisão)....

Mas vi outro dia uma entrevista de um filóso, Luc Ferry, sobre o que ainda consideramos sagrado, pelo qual ainda daríamos a vida, ele dizendo que pelo menos na cultura ocidental, o que ainda nos resta de sagrado é a família, ou especificamente os filhos.Que poderíamos dizer que o homem ocidental, num âmbito geral, só consideraria sacrificar sua vida por um filho.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM773771-7823-LUC+FERRY,00.html



Em situações em que preferimos nós à vida de um filho, o que resta??


Saturno em astrologia também representa a realidade. A realidade pode ser a nossa percepção do tempo que passa, mas num sentido mais amplo ela pode aparecer toda vez que o nosso "ideal" é atacado pela simples percepção de que o que resulta do ser humano na terra é muito pior do que gostamos de admitir.

Somos mais egoístas, mais competitivos, mais frios do que admitimos.
Na prática, nos preocupamos muito menos com a fome, a privação e tristeza alheia do que transparecemos.

Toda a vez que temos um "choque de realidade", em que nível seja, se se opondo ao nosso brilho individual, a essa idéia de que somos, de alguma maneira, especiais, essa sensação de um ambiente exterior muito mais cínico e cruel do que gostaríamos, estamos nos deparando com o tal Saturno, segundo a astrologia.

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Pois estou maravilhada com o teu texto, e com o final concoro absolutamente. Vou colocar um link do teu blog num dos meus blogs. Foi sincronicidade encontrar o teu texto, depois de escrever uma poesia em "trilogia" que se intitula "Caras de Cronos". Estava decidindo em colocar Chronos ou Cronos, quando na Google dei "de cara" com o teu blog, e creio que teu escrito tem uma mensagem para mim, da mesma forma que tive a repentina inspiração para este poema: http// inspirada-alienada.blogspot.com (última inspiração). Parabéns. Abraços.

Unknown disse...

obrigada, andreia...só tenho a agradecer.