site G1
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) manteve nesta segunda-feira (9) a sua previsão de uma safra recorde em 2008, na estimativa mensal referente ao mês de maio. Segundo a entidade, a safra 2008 deve atingir 144,3 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas, resultado 8,4% superior ao de 2007.
De 25 produtos investigados pelo IBGE, 19 deverão expandir suas safras. Segundo a entidade, os maiores aumentos serão no feijão (32,1%), no café (27%) e no trigo (26,2%). De acordo com o trabalho, a produção de feijão para 2008 (3,5 milhões de toneladas) deve superar as necessidades de consumo do país.
Avanço
A área total plantada, de 47 milhões de hectares, deverá ser 3,7% maior que a do ano passado. O trabalho mostra que a maior parte da produção agrícola nacional está concentrada na região Sul, com 61,6 milhões de toneladas. Na seqüência vem o Centro-Oeste, (49,2 milhões de toneladas), Sudeste, (17,1 milhões de toneladas), Nordeste (12,6 milhões de toneladas) e Norte (3,8 milhões de toneladas).
Segundo o IBGE, as principais culturas temporárias de verão, como a soja, o arroz e a primira safra do milho, se encontram praticamente colhidas. O instituto destaca a manutenção geral de boas condições meteorológicas, que contribuem para o desenvolvimento dessas culturas e dos plantios de inverno, como o trigo.
Já a Pesquisa de Estoques feitas pela entidade mostrou que, em 31 de dezembro de 2007, os os estoques de trigo, soja e arroz em casca apresentaram variações positivas de 35,3%, 11,2% e 7,9% em comparação com o mesmo período do ano passado. Já os estoques de milho e café apresentaram queda de 18,2% e 21,4%, respectivamente. Já o número de estabelecimentos ativos na rede de armazenamento de produtos agrícolas caiu 0,9%, ficando na casa de 8.996.
http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL594047-9356,00.html
2 comentários:
A produtividade aumentou, mas os preços também! O mercado esta inflacionado pela especulação e ninguém toma medidas para parar este aumento brusco. Dizem que são assim as regras do jogo numa economia capitalista.
vc tem razão.
é preciso produzir mais, sempre mais, porque o consumo aumentou.
o governo deveria gastar melhor, essas coisas que economista diz, com alguma razão.
o problema é ainda que, mesmo tomando medidas assim ainda temos que ter uma discussão maior que é, rever as regras do jogo do capitalismo, pq não dá só pra se produzir e produzir e produzir...
obrigada por ter pasado por aqui
Postar um comentário