Mobilização Nacional e Injustiças

sábado, 7 de junho de 2008



Hoje é o dia do primeiro embate da selecção nacional portuguesa, o dia em que a nação quase para para ver a bola... Na semana passada foi o inicio da grande mobilização nacional em torno da selecção de futebol. Desde as muitas e variadas entrevistas em que pudemos ver os "incríveis" e as suas exuberâncias, as prestações da selecção no passado até ao culminar com a monumental recepção dos emigrantes portugueses na Suíça. Ao que parece, os próprios suíços ficaram embasbacados com a loucura dos portugueses pela sua selecção de futebol.
Pois bem, em contraste com este orgulho, a semana passada foi também motivo de vergonha para muitos portugueses. O comité disciplinar da UEFA decidiu uma punição de um ano de castigo ao Futebol Clube do Porto por alegada tentativa de corrupção de árbitros durante o campeonato nacional de 2003/2004. Como se não bastasse a fragilidade da prova que levou à condenação por parte da liga portuguesa de clubes, baseada no testemunho de uma "senhora" que está agora acusada de tentativa de homicídio e fogo posto, a UEFA decidiu seguir este exemplo e interpôs mesmo o inquérito disciplinar ao clube nortenho. É claro que tudo isto serie evitável se o Porto tivesse contestado a 1ª decisão, a nível nacional. Mas esqueçamos os detalhes jurídicos e foquemos o impacto internacional. Ora sabendo de antemão que o Porto vem sendo, de há mais de uma década, o maior representante português em futebol, ao nível internacional. Sabendo igualmente que quase só o Porto arrecadou durante estas épocas todas pontuação necessária para que os clubes portugueses possam participar nas competições europeias. Sim... esse mesmo Porto que nos encheu recentemente de orgulho ao conquistar a liga dos campeões europeus e a taça UEFA. Parece que o povo português tem memória curta e padece de uma ingratidão crónica.
A selecção portuguesa de futebol sénior não tem qualquer título ganho, muito embora goze de algum prestígio internacional. O espírito dos jogadores da selecção nunca nos encheu particularmente de orgulho, contrariamente ao dos jogadores do F.C. do Porto, que ainda esta época nos mostrou um exemplo de eficácia e entrega.

postado por M a d m a x

0 comentários: