A "ingenuidade" do acreditar......

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008








Dois filmes me chamaram a atenção nos últimos dias por tratarem de um tema que tem sido recorrente pra mim, há um bom tempo, até mesmo antes de lançarem "O segredo". Imaginando que sucessos ocorrem quando alguém esperto percebe o momento certo pra lançar uma idéia, ou "empacotar" uma idéia já existente, e por à venda; é possível (será?) que o "inconsciente coletivo" estivesse querendo essa discussão há tempos.



Num comentário abaixo do quadro de Van Gogh, nesse mesmo blog, pergunto:



"Qual o ponto médio entre focar e lidar com a realidade, gastando assim energia em diagnosticá-la, nos ajustando; e focar e lidar com o sonho, nosso combustível para agir sobre ela?"



Eu sei lá se os planetas realmente nos influenciam ou não, mas o interessante na astrologia é que ela diz que o lugar próprio para estar nossa filosofia de vida, é sagitário, por ser conhecido como entusiasmado positivo e crente, talvez um tanto ingênuo...?..., e o lugar próprio para estar nossa carapaça para encarar o mundo, é capricornio, precavido e "macaco velho", e pessimista...?....



Se isso é verdade, qual o ponto médio entre os dois?



Os pessimistas/ realistas dão a você um retrato fiel da realidade tal e qual ela se aparesenta no momento, sem maquiagem, e dizem "lide com ela como ela é"



Os otimistas/ positivos costumam focar não a realidade, mas o fato de que ela pode ser mudada, se você realmente deseja isso.



Tanto Em Busca de um Milagre (Saint Ralph, 2004) http://www.cineplayers.com/filme.php?id=3129, como Em busca da felicidade (The pursuit of Hapness) http://acrisalves.wordpress.com/2007/02/17/the-puisuit-of-happyness-em-busca-da-felicidade/ tratam do tema de maneira interessante e inteligente, além de, nos dois casos, serem baseados em fatos reais.



Os dois personagens deram uma banana para a realidade, em principio, porque não deixaram que ela se sobrepusesse ao sonho, mas agiram sobre ela de forma realista e persistente.



será esse "O Segredo" ?



De qualquer maneira, vale uma conferida, se já se questionou sobre estar sendo sonhador demais, ou de menos.



0 comentários: